Empreender: o que ter em mente para iniciar seu negócio

público. Porém, movimentos recentes em contrariedade à esses ideais têm reafirmado a ideia do empreendedorismo, e de como construir seu próprio negócio pode ser mais positivo para o empreendedor e para a sociedade em si, uma vez que vê alguém criando algo e não somente reproduzindo um maquinário moroso e burocrático como é o estatal.

A maior dificuldade encontrada para o início de um novo negócio, porém, é a financeira. Neste sentido, é legítimo se questionar se vale a pena investir as economias guardadas em uma nova ideia de negócio. A questão é complexa, pois envolve riscos e incertezas – não há como ter a comprovação de que seu negócio dará certo; porém, na poupança, o dinheiro está somente estagnado, haja vista o irrisório rendimento.

Neste sentido, quem planeja empreender deve ter em mente algumas coisas. De modo inicial, será necessário economizar no padrão de vida (os chamados custos fixos); pode parecer difícil se mudar para um apartamento mais barato, ou cancelar aquela assinatura de televisão à cabo que você adora assistir, mas é bom sempre ter em mente que se está visando um “bem maior”. Ademais, é importante que se tenha uma reserva extra até mesmo após começar o negócio: os custos iniciais sempre são maiores, e uma estimativa de três anos para começar a lucrar é o que se deve ter em mente.

Outro ponto importante diz respeito ao próprio negócio em si. Tudo parte de uma ideia e, uma vez posta em prática (que funciona muito diferente do campo da teoria), muita coisa irá mudar. Vale ressaltar, então, que não se deve deixar levar pelo desânimo, e levar as críticas e conselhos pelo lado positivo – se for necessário modificar o negócio para que possa crescer e dar certo, é válido não se apegar demais àquela ideia inicial.

Por fim, é sempre importante e necessário ter em mente o porquê de ter escolhido ser um empreendedor. Na grande maioria das vezes, largamos empregos monótonos e que só servem pela parte financeira para nos jogarmos de cabeça em algo que acreditamos. Sendo assim, tenha sempre pessoas em quem confiar para receber conselhos e acredite no seu negócio – uma vez que ele refletirá tudo aquilo que um dia você sonhou em construir.

O site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem áreas destinadas ao auxílio de novos empreendedores. Para acessar clique no link: http://bit.ly/2fY0TKf.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *