Como iniciar uma carreira freelancer e se manter nela

A carreira freelancer é um modelo de negócio para pessoas com perfis empreendedoras e que querem ter a autonomia de escolher a forma como irão trabalhar. No Brasil ainda é pouco conhecida, porém, é uma carreira que tem grande destaque fora do país. Começar a trabalhar como freelancer pode ser complicado no início pela falta de informação e experiência nesse mercado. Como em diversas áreas de negócio, a carreira freelancer também apresenta obstáculos como, por exemplo: oportunidades nem sempre satisfatórias e preço inferior ao mercado de trabalho. Esses obstáculos desmotivam os profissionais e os tiram desse mercado que pode ser muito lucrativo se for bem explorado.

Contudo, existem diversas vantagens em se tornar um profissional freelancer, como: ser seu próprio chefe, fazer seus horários, trabalhar onde quiser, tratar diretamente com o cliente e ter total envolvimento com a realização do trabalho, são algumas delas. Para se colocar nesse mercado e ter sucesso financeiro confira a seguir dicas para iniciar uma carreira freelancer e se manter nesse mercado:

Ter organização e disciplina
O bom profissional freelancer é organizado e se mantem disciplinadamente em seus trabalhos. Essas características são fundamentais para manter a funcionalidade dos serviços prestados e a conclusão dos mesmos. De acordo com o ritmo de cada um, é importante estabelecer uma agenda organizada com horários, tarefas, prazos e ter a disciplina de seguir à risca o que for programado.

Planejar e se dedicar
Com planejamento é possível traçar metas e rotas para alcançar um trabalho bem executado. A dedicação é grande aliada para manter a performance e não se desviar do foco. Manter-se focado no trabalho irá depender do planejamento construído.

Estudar e se atualizar
Estudar, aprimorar e atualizar-se em seu segmento de trabalho é essencial para não ficar para trás. Os profissionais que estão sempre lendo e buscando conhecimento são mais bem colocados e requisitados para executar trabalhos.

Dar atenção
Ter um bom atendimento e tratamento com os diferentes tipos de público são atrativos que conquistam trabalhos. É importante saber lidar com clientes, fornecedores, pessoas de diferentes faixa etárias e classes sociais.

Manter um bom relacionamento
Tanto com clientes quanto com fornecedores, é importante manter um bom vínculo profissional. Por mais que os profissionais freelancers não tenha um chefe, seu desempenho no trabalho realizado irá ser analisado pelo contratante, portanto é fundamental manter o desempenho na tarefa e o relacionamento profissional com ele.

Estar disposto a aceitar desafios
Desafios podem ajudar o profissional a desenvolver habilidades em seu ramo de atuação e até mesmo em sua vida pessoal. Antes de encarar um desafio deve ser analisado o foco para que não saia da sua área de atuação, no entanto é importante sair da zona de conforto e experimentar o gostinho de realizar um desafio.

Ter persistência
A carreira de freelancer necessita de tanta dedicação e cuidado quanto qualquer outra. Obstáculos existem, porém, é uma carreira que tem muito para dar certo se tiver o envolvimento e planejamento necessário. Para obter sucesso é preciso trabalhar corretamente, manter a disciplina, ser dedicado e estar sempre por dentro de novidades em sua área. Levando em conta todas as vantagens de trabalhar como freelancer, é possível afirmar que vale a pena persistir e se empenhar na carreira.

Esse como outros modelos de trabalho surgiu para inovar o mercado trabalhista que tinha uma estrutura tradicional de patrão e empregado. O profissional hoje em dia tem mais preocupação com seu bem-estar físico e emocional, preza pela qualidade de vida e encontra possibilidades de ganhar mais dinheiro que em um emprego convencional. Trabalhar com o que gosta e ser reconhecido de forma remunerada é uma oportunidade extraordinária para qualquer um.

Veja 6 dicas para ganhar dinheiro como freelancer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *