5 Razões para formalizar seu negócio

Empreendimentos de sucesso são fundamentados por um bom planejamento, estudo e desenvolvimento de estratégias. Ideias inovadoras também ganham destaque no mercado e um passo importante para que seu empreendimento continue crescendo é correr atrás da formalização do seu negócio.

A formalização consiste em ter um CNPJ, podendo ser como microempreendedor individual (MEI) ou na forma de microempresa. Além de uma série de benefícios para quem formaliza o negócio, é possível contar com uma segurança jurídica maior para o empreendedor. Para entender a importância dessa formalização veja a seguir 5 razões para formalizar seu negócio:

1. Facilidade em transações comerciais entre empresas
Negócios regularizados são bem vistos por outras empresas, sendo em muitos casos exigência para realizar negócios entre elas. A garantia de uma pessoa jurídica interfere diretamente na escolha de um serviço ou produto a ser contratado por outra empresa, por isso a formalização pode ser em muitos casos fator decisivo para conquistar clientes e parceiros.

2. Comprovação de renda e aprovação de financiamento
Em muitos momentos será preciso comprovar renda para ter aprovação em financiamentos, ou para poder solicitar cartões de crédito. Isso se torna mais fácil com a formalização do negócio, além de muitas vantagens de linha de crédito facilitada para empreendedores e empresas. Alguns bancos como o BNDES, Caixa e Banco do Brasil oferecem linhas de crédito diferenciadas voltadas para negócios. Outra aquisição importante para comerciantes é a maquininha de cartão que pode proporcionar mais lucro para seu negócio.

3. Realizar negócios com o poder público
Empresas formais podem realizar negócios e prestar serviços ao poder público. A formalização permite participar de licitações, que no caso do poder público e de licitações, é indispensável ter o CNPJ.

4. Obter direitos previdenciários
A pessoa jurídica tem direitos previdenciários bem como auxílios, pensão, salário-maternidade e outros direitos de igualdade social. Isso auxilia na vida do empreendedor e na vida de sua família que também tem direitos previdenciários.

5. Redução do custo em determinados serviços
Empresas formalizadas conseguem redução do custo de determinados serviços com, por exemplo: plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, entre outros. Serviços esses que custam o dobro para pessoas físicas.

Entendendo a real importância de formalizar o negócio não há porque não fazer. O passo a passo é completo é encontrado facilmente no site do Sebrae. Lá você irá encontrar opções para cada tipo de formalização e a razão de cada uma delas levando em conta os tipos de empresa: micro e pequena empresa.

Além disso, o Sebrae desenvolveu o Super MEI para a capacitação e formalização de empreendedores, através de cursos de formação técnica, gestão, tudo de forma gratuita e com acesso ao mercado.

O que é o Super MEI
Super MEI é um programa desenvolvido e lançado pelo Sebrae-SP, tendo em vista realizar a formalização e capacitação de nossos empreendedores. As etapas estão divididas em formalização para pessoas que ainda não se formalizaram, cursos para aperfeiçoamento de técnica, cursos com práticas de gestão, auxilio de instituições parceiras na formação técnica de microempreendedores e pleno acesso ao mercado através de um portal e de um aplicativo onde o empreendedor tem a liberdade de ofertar seus produtos e serviços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *