Dinamismo e empreendedorismo são marcas da trajetória empresarial de Eduardo Sirotsky Melzer

À frente do Grupo RBS, como presidente executivo do grupo desde 2012, Eduardo Sirotsky Melzer continua a trajetória bem sucedida da família Sirotsky. A tradicional empresa de comunicação do sul do país é composta por um histórico de grandes líderes ao longo das gerações. Foi assim com seu avô, Maurício Sirotsky Sobrinho, primeiro líder e fundador do grupo, com seu tio-avô Jayme Sirotsky e também com seu tio Nelson Sirotsky.

O reconhecimento internacional mais recente do grupo veio através do mais novo líder da empresa, Eduardo Sirotsky Melzer, que conquistou o prêmio de empreendedor do ano de 2015 pela Ernst & Young. Mesmo antes de ter sido nomeado presidente do grupo, Eduardo Sirotsky Melzer já havia dados seus primeiros passos como empreendedor. Nos anos 90, ainda bem jovem, já possuía seu próprio negócio. Comandava, como franqueador, a Sweet Sweet Way, com filiais espalhadas por todo Brasil. Tal empreendimento tratava-se de uma rede lojas de doces e derivados do ramo da importação.

O início da carreira nas empresas da família só aconteceu anos após a sua graduação em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porém, antes de chegar à liderança do grupo, o membro da tradicional família Sirotsky foi em busca do aperfeiçoamento. Fez especializações no campo administrativo. Primeiramente através do curso de MBA na Harvard Business School. Posteriormente, já como executivo das empresas da família, ainda pela Harvard Business School, realizou os cursos de executivo Building and Leading Customer Centric Organization e de executivo Effective Strategies for Media Companies.

Mas, Eduardo Sirotsky Melzer não se limita apenas a vida de empresário e presidente de uma das maiores empresas de comunicação e mídia do Brasil. Também tem se dedicado ao mundo das artes, participando da mostra internacional de arte contemporânea de Porto Alegre, exercendo o papel de conselheiro da Bienal do Mercosul. Fez parte, como membro conselheiro, de importantes entidades nacionais, como do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) entre 2005 e 2008 e, em 2015, do Conselho da Bienal do Mercosul. Sem deixar de mencionar a sua constante presença nos eventos das maiores corporações empresariais do planeta, tais como do Google, da Zeitgeist Tech e da Allen & Co.

Sua intensa atuação no meio empresarial já lhe rendeu o reconhecimento e importantes premiações, como o de profissional de 2006, com o Prêmio Caboré e o Prêmio Empreendedor do Ano da Ernst & Young, na categoria Family Business em 2015.

Do seu grande interesse em procurar expandir os negócios do grupo, aposta na eficiência de um bom planejamento de gestão pessoal. Dessa forma, acredita que, um ambiente corporativo que preze pelos seus funcionários e que leve em consideração as relações entre os sujeitos, estará sempre na direção certa do crescimento. No entanto, apostar no crescimento, num momento de instabilidade econômica que o Brasil vive, é preciso ser bastante ousado. E é dessa forma que Eduardo Sirotsky Melzer, como um grande líder, vem atuando, realizando grandes investimentos em vários setores do grupo que ele comanda.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *