Confira o que é ser um freelancer atualmente

O freelance, ou trabalho autônomo no bom e velho português, hoje em dia vem deixando de ser, cada vez mais, visto como apenas um trabalho informal e muito menos sinônimo de trabalho sem qualidade. Tendo adeptos das mais diversas áreas e oferecendo os mais diversos tipos de serviço, os freelas vem se tornando uma tendência global, em algumas áreas mais que as outras, ainda assim, vem chamando a atenção, tanto de empresas quanto de empreendedores e da população em geral, cada vez mais cansada dos serviços padrões vistos nas indústrias e mercado de trabalho em geral. Conheça um pouco mais do que é ser freelancer.

 

Seu tempo e seu salário

O freelancer, como um trabalhador autônomo, tem a chance de escolher se vai aceitar determinado tipo de serviço a ser prestado ou não, dessa forma ele tem controle do quanto ganha (ou deixa de ganhar ocasionalmente), então esse tipo de profissional deve manter um cronograma ou meta para cada mês, ou semana, para então ter um salário adaptado às necessidades e condições.

O mesmo também tem que lidar com a possibilidade de estar numa época com pouco serviço, assim, tendo as vezes que recorrer à empréstimos e uso de cartões de crédito em determinados períodos. E claro, para ser freela não necessariamente precisa estar fora de um emprego convencional. O freelancing serve de forma eficaz para aqueles que querem ganhar uma renda extra.

 

Local de trabalho: onde quiser

Aqueles que se dedicam exclusivamente precisam ser profissionais focados e dedicados, e precisam controlar coisas como a distração, desanimo. A grande maioria dos freelancers acabam tendo como seu escritório sua própria casa, o que oferece uma enorme quantidade de conforto e ao mesmo tempo muita distração e oportunidades de se ‘esquivar’ de seu próprio trabalho. Então esse tipo de empreendedor deve ser totalmente centrado e focado, ou ter suas próprias táticas para se manter focado.

Alguns destes profissionais vem buscando formas alternativas para trabalhar, como por exemplo em escritórios compartilhados, também conhecidos como escritórios de coworking; bibliotecas, cyber cafés e outros espaços são muito utilizados também.

 

Planejamento

Como dito antes, o freelancer é responsável por sua renda ou quantidade de tempo que deseja dispor aos freelas. Para evitar apertos (financeiros ou de prazo), todo freelancer precisa manter um planejamento mínimo, seja diário, semanal ou mensal. E para isso é preciso uma série de questões em consideração, afinal, trabalhos atrasados ou não entregues, por exemplo, irão prejudicar não apenas a reputação do mesmo, e tal pode dificultar a encontrar novos clientes no futuro.

O freelance pode ser uma saída muito produtiva para aqueles que não se sentem no perfil de empregos tradicionais, ou mesmo para aqueles que precisam de renda extra, mas, no entanto, o freelance exige tanta dedicação e cuidado como qualquer tipo de trabalho, por isso é preciso se dedicar tanto quanto, ou até mais que em um emprego tradicional.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *