Inovação, Conhecimento, Gestão Empresarial e Capital são as Armas Certas para o Sucesso no Empreendedorismo, por Flavio Maluf

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo de acordo com as pesquisas da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) e a sétima economia mundial quando medida pelo PIB (Produto Interno Bruto), estando à frente de vários países de primeiro mundo, segundo os dados reportados pelo site: “empreendedor.com.br”. Entretanto, embora noticiado pelo mesmo site que apenas 1% das grandes empresas represente 80% do PIB nacional, ser empreendedor é uma característica de muitos brasileiros, que buscam na abertura do seu próprio negócio, uma alternativa para o desemprego e falta de oportunidades em suas áreas de formação.

Abrir seu próprio negócio pode aparentar a melhor saída frente à falta de oportunidades na recolocação no mercado, mas o grande desafio é garantir sua permanência nele. Uma questão pouco lembrada na hora de empreender é o conhecimento que o empresário possui na área em que deseja iniciar, sua habilidade em gestão empresarial e o capital necessário para o investimento e manutenção do negócio.

Outra abordagem, muitas vezes deixada de lado é a inovação. Hoje não basta abrir um negócio, é preciso começar com um diferencial. Possuir um “destaque” em relação à concorrência é primordial para garantir o sucesso no empreendedorismo, pois além da concorrência, o consumidor está cada vez mais exigente e buscado produtos e serviços diferenciados e de qualidade.

Um forte exemplo dessas características e de sucesso em gestão é encontrado na trajetória de Flavio Maluf, hoje atual presidente do Grupo Eucatex, onde o foco em inovação e grandes investimentos visando o lançamento de novos produtos é uma de suas marcas.

Flavio Maluf é formado em engenharia mecânica pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), na cidade de São Paulo. Trabalhou e estudou também administração na Universidade de Nova York (NYU) e ao assumir a presidência da empresa, Flavio Maluf iniciou um processo de modernização, conforme o seu formato de gestão, com um perfil agressivo, objetivando a perfeição e o sucesso da companhia todos os dias. Segundo reporta o site “http://zip.net/bqtDxt” Flavio Maluf se considera um empresário muito presente, embora nada centralizador.

Saber delegar tarefas, embora não seja uma das atribuições mais importantes na hora de empreender, é uma característica que merece atenção, pois centralizar tudo pode acarretar prejuízos a logo prazo, além da desorganização e perda de controle das situações que ocorrem no cotidiano de uma empresa.

O Grupo Eucatex também serve como exemplo quando o assunto é a inovação e conhecimento, a empresa iniciou suas atividades no ano de 1951 como a primeira empresa brasileira a apresentar uma proposta em conforto ambiental e acústico, utilizando a madeira do eucalipto como matéria-prima para a elaboração de chapas e painéis. Hoje o Grupo Eucatex atende diversos fabricantes de móveis e grandes indústrias da construção civil.

Exemplos como do Flavio Maluf e do Grupo Eucatex são provas de que para empreender é necessário ter inovação, conhecimento, gestão empresarial e capital para investir, sendo estes apenas os principais e não exclusivamente os únicos quesitos para se alcançar o sucesso.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *