As comodidades do Home-Office exigem disciplina

Atualmente a flexibilidade que a globalização e a intercomunicação disponibilizam trazem uma facilidade que pode melhorar a vida do empreendedor que pretende trabalhar em casa, no entanto, da mesma forma que existem facilidades é importante manter o foco no trabalho para realizar com eficiência as tarefas que fazem parte da rotina de um profissional autônomo ou de uma empresa que está sendo gerida em casa.

Os benefícios do Home-Office são muitos e essas possibilidades atraentes podem ser a uma das principais motivações do profissional. Quando se trabalha em casa, o tempo de trajeto e os custos de carro ou transporte público que são gastos para chegar em uma empresa são inexistentes, essas vantagens de tempo e dinheiro podem ser convertidas em qualidade de vida para o profissional que pode acordar um pouco mais tarde ou passar mais tempo com a família no café-da-manhã. A proximidade com a família é um dos pontos altos para quem pretende trabalhar em casa, mas pode ser que não entendam inicialmente que apesar de estar em casa o profissional precisa manter o foco e não se distrair com os assuntos domésticos.

Ao mesmo tempo em que uma atividade está sendo exercida o empreendedor que trabalha no formato Home-Office tem a vantagem de se sentir mais confortável por estar em sua própria casa sem a formalidade de um ambiente corporativo. É preciso também que um espaço especialmente para o trabalho seja reservado na casa para que haja uma comunicação sem distrações quando são feitas chamadas pela internet ou ligações referentes ao trabalho. Ter um contato sem ruídos externos é uma boa forma de causar uma boa impressão no Home-Office.

Para usufruir de todas as comodidades de uma atividade profissional Home-Office é essencial disciplina. Existem grandes chances de perder o foco estando em casa com todo o conforto do lar e suas distrações, então por isso deve-se definir qual o horário de trabalho, quando é o seu início e quando é o seu término, em alguns casos, é aceitável adaptações de horários em eventualidades como uma consulta médica ou obrigações burocráticas e posteriormente repor as horas que foram gastas em outro horário com essas pendências pessoais. Outra maneira de permanecer eficiente é administrar bem o tempo que cada tarefa precisa ser realizada, dessa forma essa consciência de tempo no trabalho irá ajudar a não perder o foco com possíveis distrações.

Se o profissional consegue definir suas atividades e cumprir com todas as obrigações do trabalho em sua casa então certamente a escolha pelo Home-Office será uma ótima decisão. Não é tão simples quanto parece trabalhar em casa, mas quando se consegue manter uma postura regrada não existem motivos para que o trabalho exercido não seja tão bem realizado quanto o de alguém que precisa gastar muito tempo no trânsito para chegar em um escritório.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *