5 coisas que você pode aprender com empreendedores de sucesso

Largar o emprego e montar seu próprio negócio é o sonho de muita gente. Principalmente em épocas de crise e falta de emprego. No entanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil. E muitos acabam desistindo, cedendo ao medo ou simplesmente convencendo-se de que não são capazes. Mas se você olhar para trás e analisar a trajetória de sucesso de vários tipos de empreendedores, vai descobrir que a maioria deles teve que quebrar muitas barreiras para alcançar seus objetivos.

Pensando nisso listamos 5 coisas podemos aprender com empreendedores de sucesso. Confira:

  1. Nunca é tarde para começar

Se você acha que está velho para começar um negócio, engana-se. Numa fase da vida em que muita gente já está aposentada Colonel Harland Sanders criou a KFC, a famosa rede de restaurantes do tipo fast-food. Ele tinha 66 anos. Oito anos depois a franquia já contava com 600 unidades e ele, um dos homens mais ricos dos Estados Unidos. Isso depois de uma vida inteira de trabalho.

  1. Nem sempre os pais estão certos sobre o futuro dos filhos

Ninguém duvida de que os pais sempre querem o melhor para os filhos. Mas o que podemos aprender com a história de grandes empreendedores é que nem sempre os pais estão certos em relação ao futuro deles. O pai de Phill Knight, fundador da Nike, ficou desapontado quando soube que o garoto queria ser um empreendedor. Apesar disso, ele foi em frente e criou uma das maiores empresas esportivas do mundo.

  1. Nunca desista, siga em frente

Esta talvez seja uma das partes mais difíceis para qualquer empreendedor: seguir em frente e não desistir quando as coisas não vão bem. No entanto você pode se inspirar no exemplo de empreendedores que nunca desistiram. Jack Ma, fundador da Alibaba, tentou entrar em Harvard 10 vezes. Ele também foi rejeitado dezenas de vezes em vagas de emprego antes de se tornar o seu e-commerce um dos mais bem-sucedidos do mundo.

  1. Você não precisa ser um gênio para empreender

Quando se fala em empreendedorismo muita gente logo pensa em grandes gênios. Nesse sentido, Steve Jobs talvez seja um dos exemplos mais conhecidos. Mas nem sempre a genialidade é uma obrigação. Qualquer pessoa pode empreender e criar um negócio de sucesso. Foi assim, por exemplo, com Michael Del. Nas palavras dele “você só precisa de um modelo de trabalho e um sonho”.

  1. Encontre um parceiro com a mesma paixão

Empreender sozinho é mais difícil. Pode dar certo, mas sempre é melhor contar com um parceiro. O fato é que várias das grandes empresas que conhecemos foram fundadas por pelo menos duas pessoas. Às vezes a união de talentos diferentes pode dar muito certo. Foi assim que nasceram o Google de Sergei Brin e Larry Page e a Apple de Steve Jobs e Steve Wozniak e Bill Gates e Paul Allen, entre outros.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *