Luciana Lóssio: Advogada, primeira mulher do TSE e, praticante de hipismo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o órgão máximo da Justiça Eleitoral no Brasil e, tem como função principal garantir o exercício da democracia no país. O TSE age juntamente com os tribunais regionais eleitorais (TREs), que são responsáveis pela garantia de aplicação dos processos eleitorais e democráticos em cada estado ou município.

De acordo com o art. 119 da Constituição Federal, o Tribunal Superior Eleitoral deve ser composto por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados atuantes, que tenham notável competência nos saberes jurídicos e aptidão para o cargo. Luciana Lóssio, formada em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) em 1999, conseguiu sua aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil no mesmo ano de formação e, além de possuir especialização na área em que optou por atuar, o Direito Eleitoral, possui 3 pós-graduações. A primeira pós-graduação graduação da advogada foi em Direito Processual Civil, a segunda foi em Direito, Estado, e Constituição e, a terceira e mais recente foi em Ordem Jurídica e Ministério Público.

Devido à exemplar vida acadêmica e profissional de Luciana, foi-lhe confiada uma das duas vagas de advogado componente do Tribunal Superior Eleitoral, tendo sido nomeada em abril do ano de 2015. O advogado no TSE tem a função de representar a sociedade civil e, ser a voz dos cidadãos comuns no tribunal, papel que caracteriza o fortalecimento da democracia no brasil. Luciana Lóssio já se encontra em seu segundo biêmio de atuação. Além de fazer parte da história do Supremo Tribunal Eleitoral, devido ao fato de ter sido a primeira mulher ingressante no ministério, no ano de 2011, no cargo de substituta.

Luciana Lóssio é, por muitos, considerada jovem para o cargo exercido. Mas devido à sua conduta observada e suas qualificações, é extremamente adequada para o cargo. Além de advogada do TSE, a advogada é professora de pós-graduação em Direito Eleitoral no Centro Universitário de Brasília em convênio com a OAB/DF e, é Campeã brasileira de Hipismo. Nos finais de semana, a membra do Superior Tribunal Eleitoral pratica atividades referentes ao seu hobby principal, o hipismo. Tendo sido iniciada no esporte aos seis anos de idade, soube conciliar a paixão com os estudos e carreira profissional. A paixão de Luciana Lóssio pelo esporte lhe rendeu alguns prêmios, como o de Campeã Brasileira de Salto Amador, conquistado em Brasília, na sociedade Hípica. Na ocasião em que ganhou o prêmio em questão, a advogada, juntamente com sua égua ‘Nikita’, saltou sobre obstáculos de 1,20 m de altura e superou 40 competidores, homens e mulheres. Além de eventos aqui no país, já representou o Brasil em competições de hipismo internacionalmente.

Luciana Lóssio se tornou um exemplo de, e para mulher brasileira ao longo do tempo. Pois além de possuir diversas pós-graduações e ser a primeira mulher com cargo no TSE no Brasil, a advogada leciona num curso de pós-graduação da mesma área em que trabalha, numa Universidade e, é praticante de hipismo, representando o povo brasileiro tanto na área jurídica quanto no esporte.