Utilizar as datas comemorativas da melhor forma

As épocas festivas e datas especiais sempre foram um paraíso em potencial para grande parte dos pequenos e microempreendedores. Essas épocas costumam alimentar muito mais o caixa, graças à grande procura de presentes ou itens de época, como ovos de páscoa e chocolates, presentes de dia das mães, namorados, natal, entre tantos outros.

No entanto, não é raro que alguns desses comerciantes terem lucro menor do que o esperado ou o retorno acabar sendo o suficiente apenas para recuperar o investimento feito para a própria data. Para que esse tipo de situação não ocorra e a margem de lucros aumente, o empreendedor deve se preparar previamente para essas datas.

Preparar com antecedência

Um erro frequentemente cometido pelos lojistas quanto a datas comemorativas é não se preparar com antecedência. Como empreendedor, deve-se notar quais as datas são mais apreciadas pelos seus clientes e começar a trabalhar nelas meses antes da data determinada. Assim não haverá problemas como falta de estoque, entregas em cima da hora (ou depois) feita por fornecedores, deixando o empreendedor na mão e esse deixando, por consequência, os seus clientes.

Focar em algumas datas, não todas

Uma forma de evitar o problema anterior e ter melhor controle nesses períodos determinados é focar não em todas as datas comemorativas, mas apenas algumas, aquelas que são de maior apelo de seus clientes. Se o seu negócio for pequeno ou médio, dificilmente conseguira trabalhar natal, carnaval e dia internacional da mulher em sequência. Isso exigiria muito mais trabalho, gastos e infraestrutura. Então para evitar sobrecargas em seu comercio e funcionários, é melhor escolher apenas um dos três feriados e ter um foco maior nele.

Esse tipo de estratégia é focada no ciclo de varejo, tal como conhecido pelos comerciantes e varejistas. Esse ciclo nada mais é que separar o calendário anual, não em meses ou épocas, mas sim em datas comemorativas, ajudando o empreendedor a focalizar os períodos mais propícios para realizar ações.

Acompanhamento econômico

Outra questão importante para que empreendedores não acabem no vermelho ao tentarem utilizar épocas festivas é ficar de olho na economia e fazer comparativos com os anos anteriores. Acompanhar a tendência das datas nos anos anteriores ajudará com que escolha a data para utilizar no ano, ou se vale a pena investir naquele ano ou não, de acordo com o potencial econômico previsto para o ano.

Como o país não anda no seu melhor momento para pequenos empreendedores, é preferível ter cuidado e deixar que algumas datas passem e manter o lucro estável do que correr riscos enquanto a economia do país está incerta.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *