Aprenda a fazer uma Pesquisa de Mercado

Se você pensa em se aventurar no mundo dos negócios, uma das primeiras coisas que precisa fazer é uma pesquisa de mercado. Uma pesquisa de mercado irá informar de forma clara se as necessidades do seu público-alvo estão sendo atendidas pelos seus concorrentes, dessa forma, você poderá ajustar o seu negócio de acordo com os resultados da pesquisa.

Ao criar um novo produto ou serviço, você precisa estar aberto para ouvir os seus clientes, como afirma Carly Fiona no podcast de Entrepreneurial Thought Leaders: “Os clientes não podem sempre dizer o que eles querem, mas eles podem sempre lhe dizer o quê está errado”. Afinal, a sua empresa existe para atender a uma necessidade de mercado, portanto, ouça os seus clientes com atenção, e na medida do possível forneça uma solução para as suas necessidades.

A parte prática da pesquisa de mercado consiste na coleta de dados, que podem ser obtidas através de fontes primárias ou secundárias. Nas fontes primárias o pesquisador poderá encontrar as informações pertinentes ao negócio por conta própria, ou seja, ele irá coletá-las por meio de entrevistas, pesquisas através das redes sociais, questionários disponíveis na empresa, etc. Já as fontes secundárias são dados coletados por instituições de pesquisa, como o IBGE e o IBOPE.

De acordo com o SEBRAE, existem nove passos para a realização de uma pesquisa de mercado:

1º Passo: Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa: Defina qual o público que será atendido pelo seu negócio.

2º Passo: Definição da coleta dos dados: Nesse passo, defina como você irá coletar os dados de sua pesquisa.

3º Passo: Definição do método de pesquisa de dados primários: Escolha o tipo de pesquisa ideal para os seus objetivos.

4º Passo: Definição da amostra: Defina o tamanho do público a ser pesquisado.

5º Passo: Elaboração dos instrumentos de pesquisa: Aqui, você terá que elaborar questionários, roteiros de pesquisas e formulários.

6º Passo: Aplicação da pesquisa: Nessa etapa, defina como será a aplicação da sua pesquisa.

7º Passo: Tabulação dos dados: Organize os dados obtidos.

8º Passo: Elaboração do relatório final: Nesse passo, elabore o relatório final com a ajuda dos dados reunidos.

9º Passo: Tomada de decisão: Nessa etapa, você deverá analisar os resultados obtidos através da pesquisa, e após isso, definir as ações que deverão ser colocadas em prática.

O texto acima teve a intenção de mostrar aos empreendedores como fazer uma pesquisa de mercado. Além disso, de uma forma resumida, buscou apresentar a importância da pesquisa de mercado para o conhecimento das necessidades do mercado. Dessa forma, o empreendedor pode alinhar os objetivos da sua empresa com as necessidades do seu público-alvo. O seu negócio existe para servir ao mercado, a sua tarefa é definir para qual segmento a sua empresa poderá oferecer as suas soluções.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *