Grupo Fnac-Darty fecha parceria com a Deezer

A rede varejista francesa Fnac-Darty e o serviço de streaming Deezer anunciaram no final de março que vão firmar uma parceria estratégica, a qual pode tornar a empresa francesa em uma das acionistas do serviço de streaming de músicas no decorrer dos próximos três anos.

O objetivo desse acordo é fazer com que a Deezer tenha mais chances de competir dentro do mercado francês e de outros países europeus, com os seus maiores rivais no segmento de streaming de músicas, que são o Spotify e a Apple Music. Paralelamente, a parceria também vai beneficiar a Fnac-Darty, pois ela tem como principal concorrente a gigante online norte-americana Amazon, e agora conseguirá oferecer um serviço mais completo de música e vídeo para streaming, algo que já é feito pela sua rival.

Segundo comunicado divulgado pela rede francesa, os termos dessa parceria serão revistos no ano de 2020, para que então o grupo decida se irá mesmo comprar ou não as ações da Deezer.

No mês de janeiro de 2016, a Deezer conseguiu cerca de 100 milhões de euros com os seus acionistas, que incluem o grupo francês da área de comunicação Orange e a holding Access Industries, que pertence ao bilionário Len Blavatnik.

Tanto os clientes da Fnac como os da Darty irão receber descontos e ofertas exclusivas da Deezer a partir do segundo semestre de 2017. Além disso, as empresas planejam promover em conjunto uma série de festivais e eventos no decorrer dos próximos meses.

Com o acordo, ficou decidido que o antigo serviço de streaming oferecido pela Fnac, o Jukebox, irá ser suspenso até o final do mês de junho e a partir de então, a Deezer será a responsável por assumir todos os assinantes.

Criada no ano de 2007, também na França, a Deezer já possui mais de 26 milhões de usuários, sendo que destes, cerca de 6,3 milhões são assinantes e pagam uma assinatura mensal de 9,99 euros na Europa. No Brasil, o serviço de streaming chegou no ano de 2013 e atualmente já oferece um acervo de mais de 35 milhões de músicas de diversos estilos musicais diferentes.

Além do Brasil e da França, a Deezer também está presente em outros 180 países e  foi o primeiro serviço de streaming  do mundo aberto para os artistas fazerem os seus próprios anúncios.

O grupo Fnac-Darty, por sua vez, possui 664 lojas ao redor do mundo, sendo que dessas, 455 estão na França. Ao todo, a empresa teve uma receita de 7,4 bilhões de euros no ano de 2016.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *