Empreender é uma ciência, mas não exata

Abrir um negócio é o sonho de muitos, mas também pode ser um pesadelo. Um empreendimento requer planejamento, dedicação e muita perseverança, porém alguns empreendedores dedicam tempo demais ao trabalho operacional da empresa e esquecem que um planejamento bem feito é a base de sucesso de sua iniciativa.

Planejamento antes de tudo

Montar um plano de negócios pode assustar a empreendedores de primeira viagem, mas será a base do sucesso do negócio. A definição do mercado de atuação, o quanto investir, qual será sua retirada mensal na empresa, o diferencial para o cliente de seu produto ou serviço, enfim, toda uma gama de itens que servirão de base para o futuro.

Um ponto adicional do plano de negócios que muitos não levam em consideração é o efeito psicológico: seguir o plano reduz a ansiedade. Os primeiros meses de um negócio servem para o ajuste ao mercado e nem sempre a receita esperada é conseguida, podendo desanimar o empreendedor.

Apesar do plano de negócios ajudar muito ao empresário, ele não deve ser considerado como um documento intocável. Pelo contrário, ele deve ser atualizado com frequência, ajustando o caminho a ser seguido com as lições aprendidas no dia a dia. O empreendedor deve estar sempre antenado com as mudanças no mercado local e em comentários e sugestões dos clientes.

A experiência vale, e muito.

Escrever o primeiro plano de negócios sempre é difícil. Mas use a experiência a seu favor, seja a sua ou de outros de sua confiança. Se estiver empreendendo em um mercado que já conhece, use sua própria experiência para encontrar as informações necessárias para tornar o plano de negócios o mais real possível. Porém, se estiver empreendendo numa área nova, uma boa dica é pedir ajuda a pessoas que conheçam melhor o mercado, talvez até procurando por um sócio mais experiente na área.

Se quiser empreender, já tem uma boa idéia mas não sabe por onde começar, pode pegar aqui dicas válidas para onde direcionar seus esforços de planejamento.

Sabendo controlar suas expectativas e tendo um plano a seguir, aumenta-se muito a chance de empreender com sucesso. Foco e perseverança são grandes aliados nesta busca incessante por empreender. E tenha em mente que será necessário se reinventar a todo momento para sobreviver no mercado.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *