Associação diz que o fim do horário de verão terá impacto negativo em bares

Image result for horario de verao

Com a recente discussão sobre o fim do horário de verão, já tem investidor preocupado com seu negócio. Para alguns comércios, o horário de verão significa mais clientes consumindo, como é o caso dos bares e restaurantes que tem o movimento aumentado durante o período em que o horário de verão entra em vigor.

Mesmo com as projeções de que o horário de verão se tornou ineficiente para a economia de energia do país, e consequentemente para a economia brasileira, a mudança do horário tem reflexo positivo no comércio de todos os estados que passam pela mudança.

Em relação a esse reflexo no comércio, a Abrasel-SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, informou que fim do horário de verão terá um impacto negativo sobre o comércio noturno. O presidente da associação, Percival Maricato, revelou que com o horário de verão os bares registram um aumento de 20% no movimento.

Em resposta sobre o impacto do fim do horário de verão, Percival Maricato disse: “Acredito que sem o horário de verão o movimento pode cair um pouco ou deixar de crescer”. Contudo, Maricato afirmou que a associação não fará nenhuma campanha a favor ou contra o horário de verão. Maricato disse: “Não vamos fazer um movimento corporativo. É uma decisão técnica, que tem mais a ver com questões de meio ambiente e economia de energia”.

O reflexo negativo do fim do horário de verão, segundo o presidente da associação, é em relação ao chamado “happy hour” que é favorecido quando o dia se torna mais longo. “As pessoas saem do trabalho e está mais claro. Estimula a interação social e happy hour. Quando é escuro, muita gente quer ir embora logo e tem medo de esperar no ponto de ônibus”, revelou Maricato.

Contudo, os governantes anunciaram recentemente que a decisão sobre o fim da mudança no horário será tomada a partir de “resultados econômicos”. O pronunciamento foi feito pelo ministro Henrique Meirelles do Ministério da Fazenda, durante uma entrevista coletiva nos Estados Unidos. Segundo o ministro que disse gostar do horário de verão, estudos relacionados a economia de energia serão usados para a decisão do fim do horário de verão.