Inovações tecnológicos estão aumentando a produtividade no campo

Resultado de imagem para produtividade

Todo ano o mundo é presenteado com diversas inovações tecnológicas proveniente de mentes visionárias, seja com o intuito de colher os frutos de algo único ou para promover a solução de algum problema, o fato é que elas facilitam a vida das pessoas e aumentam significativamente a produção.

Uma setor que possui a necessidade de amadurecer novas tecnologias é o agro negocio. Isso porque com o intenso crescimento populacional do mundo, cria a necessidade de aumentar a produtividade, conseguir fazer mais com menos espaço.

Atualmente já é realidade o uso de drones para mapear a evolução da lavoura e auxiliar em decisões estratégicas. E muitas dessas decisões já são feitas por programas de inteligência artificial.

“Produtores de menor porte superaram o estágio do desconhecimento e do ceticismo e estão adotando soluções criadas por startups”, explicou Raffael Piedade, sócio SP Ventures, um investidor brasileiro em novas empresas de tecnologia.

Em setembro de 2017, a Monsanto, empresa multinacional de agricultura e biotecnologia, reportou que vai investir cerca de R$1 milhão na Tbit, que é uma empresa de Minas Gerais que desenvolveu um programa que automatiza a analise de grãos, que ainda é feita de forma manual. Outras gigantes da tecnologia, como a Intel e a Microsoft, também estão investindo em tecnologias brasileiras voltada para o campo.

Desde 2007 já surgiram aproximadamente 50 novas empresas direcionadas a criar novas tecnologias para produção no campo. A SP Ventures, por exemplo, se baseia na compra de participação acionária de startups inovadoras com grande chance de crescimento a curto prazo. Atualmente ela conta com mais de R$69 milhões investidos em cerca de 12 empresas do segmento de agro negócio.

Apesar desse setor estar muito aquecido, ainda existem muitos problemas a serem resolvidos no agro negócio. Existe um consenso sobre a necessidade do setor se organizar. Pois é comprovado que existe verba disposta a efetuar investimentos, o agro negócio brasileiro precisa aprender a se promover melhor no exterior, aprender a se vender, de acordo com o publicitário Nizan Guanaes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *