Petrobras anuncia parceria com outras petrolíferas para expandir seus negócios

A gigante estatal Petrobras, anunciou que irá ser parceira de outras empresas petrolíferas na 2ª e 3ª tomada de licitações para o pré-sal, saindo da zona de restrição onde a empresa já exerce domínio de atuação. A divulgação da participação da Petrobras junto a novas empresas petrolíferas, foi feita no dia 24 de outubro de 2017, por Pedro Parente, atual presidente da Petrobras.

“A parceria é a maneira usual de se trabalhar nesta indústria e nós vamos de parceria. Temos que ser seletivos, dado o conjunto de boas áreas ofertadas, mas faremos lances somente nas áreas que terão potencialidade maior. Podemos disputar outras áreas além das três que já estamos com um bom direito assegurado. Claramente, dentro da nossa visão do potencial de todas as áreas, a participação da empresa será exclusivamente uma matéria de decisão econômica”, explicou Parente.

As três áreas citadas por Parentes são: Sapinhóa, Alto do Cabo Frio e Peroba. O presidente da Petrobras também disse que se aliar a novas empresas do ramo caso a Petrobras não consiga o direito de explorar sozinha em novas áreas, passa a ser uma das principais propostas da empresa como meio de expansão para os negócios, e tem como meta realizar parcerias a curto, médio e longo prazo.

“Se não formos os vencedores e o lance for justificado do ponto de vista econômico, nós vamos nos associar a esse grupo. Nós temos o direito de nos associarmos ao consórcio vencedor, o que apresenta uma proposta maior. A Petrobras tem a preferência e, portanto, pode ser a operadora”, ressaltou Parente.

A Petrobras irá realizar a venda de ativos na casa de US$ 21 bilhões segundo o presidente da empresa. Esse desinvestimento faz parte do plano de negócio estipulado como meta para o ano de 2017-2018. “Nós claramente mantivemos a nossa meta de desinvestimento, conforme anunciado, de US$ 21 bilhões até o final do ano que vem, mas ainda não podemos definir uma data porque é uma decisão que cabe ao conselho de administração da empresa, que vai levar em conta as condições de mercado. Já anunciamos algumas etapas importantes e estamos trabalhando forte para fazer logo que possível”, afirmou Parente.