Estudo revela que é preciso inovar para manter empresas em competição

Um novo estudo apontou dados sobre os desafios enfrentados pelas empresas no Brasil. De acordo com o estudo, a inovação está entre as principais necessidades estratégicas para que as empresas se mantenham competitivas.

O estudo revelou que 56% dos empreendedores que foram entrevistados e que já tinha experiência com o corporate venture, relataram que tiveram resultado positivo ao utilizar esse tipo de abordagem. O levantamento que foi chamado de “Corporate Venture: desafios e oportunidades no Brasil” foi realizado pela Endeavor, EY-Parthenon e a Cátedra Insper-Endeavor.

A realização do estudo ocorreu por meio da participação de 300 empreendedores brasileiros, onde 46% desse total revelou que a aceleração e/ou incubação está entre os formatos mais utilizados entre as iniciativas de colaboração.

De acordo com os dados levantados pela pesquisa, as grandes empresas responsáveis por oferecer iniciativas que geram engajamento, são as que buscam cada vez mais o conceito de mindset empreendedor. Além disso, essas empresas também se destacam em relação ao retorno financeiro sustentável, ativação de seus negócios e até mesmo na atração de novos profissionais. A pesquisa ainda revelou que as empresas que mais oferecem engajamento são as que mais apresentam vantagens competitivas. Essas empresas também apresentam maior redução de vulnerabilidade em relação as outras empresas.

Os dados da pesquisa ainda apontaram que houve um aumento mundial em relação ao número de transações realizadas no conceito corporate venture. De acordo com os dados, o total de transações realizadas neste conceito em 2017 foram quase 4 vezes maior do que o total em 2009. No ano passado, os investimentos ultrapassaram os US$ 31 bilhões de negócios realizados no corporate venture. Todos esses dados enfatizam ainda mais a busca por parcerias entre empreendedores e as vantagens que essas estratégias oferecem para as empresas.

Mesmo com esse potencial maior em gerar vários benefícios para os empreendedores e empresas, o corporate venture apresentou um enorme ruído em várias parcerias realizadas aqui no Brasil. Esse ruído pode ser observado em várias notícias que abordam esse tema, onde é possível observar estruturas de arranjos instáveis e frágeis. Nesses casos, o resultado mais comum do corporate venture é uma falha na parceria. Além disso, as iniciativas de engajamento por vezes terminam de forma precoce entre os empreendedores que não estabelecem bons vínculos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *