Negócios da atualidade

Tem havido muitas notícias e atenção ao tema do empreendedorismo nos últimos anos, decorrente principalmente da descoberta pelos analistas econômicos de que as pequenas empresas contribuem consideravelmente para o crescimento econômico e a vitalidade. Além disso, muitas pessoas escolheram carreiras empresariais, porque isso parece oferecer maiores recompensas econômicas e psicológicas do que a rota das grandes empresas. Programas como o TKMPK se esforçam para identificar potenciais empreendedores dentro do grupo-alvo de graduados desempregados e, até certo ponto, ensinam empreendedorismo.

No entanto, apesar de toda a discussão e atenção dada a esta questão, duas questões fundamentais permanecem sem resposta: o que é empreendedorismo? e você pode medir isso? Claramente, no contexto da seleção de participantes do TKMPK, estas são duas perguntas que precisam ser respondidas!

É um animal grande e importante que tem sido caçado por muitos indivíduos usando vários dispositivos de captura engenhosos … Todos os que alegam tê-lo visto relatam que ele é enorme, mas discordam de suas particularidades. Não tendo explorado seu habitat atual com cuidado suficiente, alguns caçadores usaram como isca seus próprios pratos favoritos e depois tentaram persuadir as pessoas de que o que capturaram foi um Heffalump. No entanto, poucos estão convencidos, e a busca continua (Kilby, Hunting the Heffalump: Entrepreurship and Economic Development, 1971).

Muitas definições de empreendedorismo podem ser encontradas na literatura descrevendo processos de negócios. A definição mais antiga de empreendedorismo, datada do século XVIII, usava-a como um termo econômico descrevendo o processo de assumir o risco de comprar a certos preços e de vender a preços incertos. Outros comentaristas posteriores ampliaram a definição para incluir o conceito de reunir os fatores de produção. Essa definição levou outros a questionar se havia alguma função empreendedora única ou se era simplesmente uma forma de gerenciamento. No início deste século, o conceito de inovação foi adicionado à definição de empreendedorismo. Essa inovação pode ser inovação de processo, inovação de mercado, inovação de produto, inovação de fator e até inovação organizacional.

Esforços consideráveis também foram feitos para tentar entender as fontes psicológicas e sociológicas do empreendedorismo. Esses estudos notaram algumas características comuns entre os empreendedores com relação à necessidade de realização, lócus de controle percebido, orientação em relação ao pensamento intuitivo e não sensato e propensão a assumir riscos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *