Chery e CAOA – como a parceria entre a empresa chinesa e a de Carlos Alberto de Oliveira Andrade pode dar certo?

A empresa de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a CAOA, dá um passo importante com a parceria com a Chery, montadora chinesa. Com uma postura bastante agressiva, as duas pretendem aquecer o mercado interno. Leia o post e saiba mais.

Há pouco mais de um ano a CAOA passou a conduzir a operação brasileira da Chery, o que inclui a fabricação na unidade industrial de Jacareí (SP) e a revenda dos modelos chineses. Era o início de um plano ousado com lançamentos de modelos considerados “chave”, bem como a expansão da rede de concessionárias.

CAOA Chery – uma parceria que promete

A montadora chinesa desembarcou no país em agosto de 2009 como parte de um planejamento que previa a internacionalização da marca. Cinco anos depois, a empresa inaugurava sua primeira fábrica fora do país de origem em Jacareí, no Vale do Paraíba (SP). Na ocasião foram investidos mais de US$ 400 milhões.

A realidade era bem diferentes de hoje. Se antes a marca detinha apenas uma pequena parcela de vendas com os modelos QQ e Cele, hoje o portfólio é maior e inclui o crossover Tiggo 2, com boa aceitação no mercado e planos para lançar outros modelos ainda no primeiro semestre de 2019.

São esperados para o ano que vem mais veículos da linha Tiggo, como o Tiggo 5x e Tiggo 7, além do sedã Arrizo 5. Ambos apresentam o novo motor 1.5 turbo e marcam o avanço da marca no que diz respeito ao design e equipamento. Também é esperado o Tiggo 8 para o mercado nacional. O SUV será o primeiro da marca de 7 lugares a chegar ao país.

Essa série de lançamentos mostram o nível de ousadia da parceria, principalmente pelo fato dos segmentos de SUV e sedã serem os mais disputados no mercado nacional. O acordo entre as duas empresas teve o aval de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que apesar de estar afastado do comando direto da CAOA, ainda é presidente do conselho administrativo do grupo e acompanha tudo de perto.

Quem é Carlos Alberto de Oliveira Andrade

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o dr. CAOA como é chamado pelas pessoas mais próximas, é cirurgião dentista por formação e “homem forte” do setor automotivo brasileiro por vocação. O empresário começou no segmento por coincidência, depois que adquiriu um Ford Landau que nunca foi entregue devido a falência da concessionária. Ele viu uma boa oportunidade, comprou a loja e deu início a sua nova jornada.

Pouco mais de cinco anos depois, o paraibano já era o maior revendedor da Ford do Brasil. Sempre a frente do seu tempo, Andrade fez parcerias com a Renault para importar oficialmente os veículos da marca, com a Hyundai e outras marcas, até decidir construir sua própria fábrica.

E foi com recursos próprios que Carlos Alberto de Oliveira Andrade desenvolveu a unidade fabril de Anápolis (GO) e a inaugurou em 2007. O intuito era fabricar os modelos Hyundai para o mercado nacional e latino. O que lhe rendeu o título de Distribuidor do Ano de 2012 concedido pela marca coreana, prêmio disputado entre 179 distribuidores da Hyundai em todo o planeta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *