Empreendedorismo social

O empreendedorismo social tem tudo a ver com reconhecer os problemas sociais e alcançar uma mudança social, empregando princípios, processos e operações empresariais . É tudo sobre como fazer uma pesquisa para definir completamente um problema social específico e, em seguida, organizar, criar e gerenciar um empreendimento social para alcançar a mudança desejada. A mudança pode ou não incluir uma eliminação completa de um problema social. Pode ser um processo vitalício focado na melhoria das circunstâncias existentes.

Enquanto um empreendedorismo empresarial geral e comum significa assumir a liderança para abrir um novo negócio ou diversificar os negócios existentes, o empreendedorismo social se concentra principalmente na criação de capital social sem medir o desempenho no lucro ou o retorno em termos monetários. Os empresários neste campo estão associados a setores e organizações sem fins lucrativos. Mas isso não elimina a necessidade de obter lucro. Afinal, os empresários precisam de capital para continuar com o processo e trazer uma mudança positiva na sociedade.

Juntamente com os problemas sociais, o empreendedorismo social também se concentra em problemas ambientais. Fundações dos Direitos da Criança, plantas para tratamento de resíduos e fundações de empoderamento das mulheres são poucos exemplos de empreendimentos sociais. Os empreendedores sociais podem ser aqueles indivíduos que estão associados a organizações sem fins lucrativos e não governamentais que captam fundos por meio de eventos e atividades da comunidade .

No mundo moderno, existem vários empreendedores sociais bem conhecidos que contribuíram muito para a sociedade. O fundador e gerente do Banco Grameen, Muhammad Yunus é um empreendedor social contemporâneo que recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu empreendimento no ano de 2006. O empreendimento vem crescendo continuamente e beneficiando uma grande parte da sociedade.

A George Foundation é mais uma empresa social reconhecida nacionalmente. O Programa de Empoderamento das Mulheres cria conscientização entre as mulheres, fornecendo-lhes educação, treinamento vocacional, agricultura cooperativa, desenvolvimento de negócios e planejamento de poupança. Ao empregar os princípios do empreendedorismo social, essas organizações estão enfrentando os problemas sociais e trazendo uma mudança positiva na sociedade.

Existem notícias de outras organizações que são consideradas como agentes de mudança positivos na sociedade. Ecoando Verde , O Empreendedorismo Social Fundação Canadense, Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social , a Fundação Skoll, NIKA Water Company, de Newman própria e Ashoka: Innovators para o público são de tal organização que apontar para trazer a mudança social e continuamente melhorar as condições existentes na sociedade .