Diferença entre Gestão e Liderança

“Liderança e gerência são dois termos sinônimos” é uma afirmação incorreta. Liderança não requer qualquer posição gerencial para atuar como líder. Por outro lado, um gerente só pode ser um verdadeiro administrador se tiver os traços de líder nele. Em virtude de sua posição, o gerente deve fornecer liderança ao seu grupo. Um gerente deve executar todas as cinco funções para atingir as metas, ou seja, Planejamento , Organização , Pessoal, Direçãoe Controlar. Liderança é uma parte dessas funções. A liderança como um termo geral não está relacionada à gerência. Uma pessoa pode ser um líder em virtude das qualidades nele. Por exemplo: líder de um clube, classe, associação social, organização social, etc. Portanto, é verdade dizer que “todos os gerentes são líderes, mas todos os líderes não são gerentes”.

Um líder é aquele que influencia o comportamento e o trabalho dos outros em esforços de grupo para alcançar metas específicas em uma determinada situação. Por outro lado, o gerente pode ser um verdadeiro administrador apenas se ele tiver traços de líder nele. Espera-se que os gerentes de todos os níveis sejam os líderes dos grupos de trabalho, de modo que os subordinados levem de bom grado instruções e aceitem suas orientações. Uma pessoa pode ser um líder em virtude de todas as qualidades nele.

A autoridade exercida é uma espécie de poder legítimo e as pessoas seguem notícias e figuras exercendo-a, porque suas posições exigem tanto a pessoa que ocupa a posição. Líderes em organizações e em outros lugares podem ter autoridades formais, mas dependem principalmente da autoridade informal que exercem sobre as pessoas para influenciá-las. Os líderes são confiáveis por seu julgamento e respeitados por sua experiência, integridade, etc. e, portanto, seguidos, e não porque ocupam uma determinada posição. Por exemplo, em grande parte, MK Gandhi não ocupou nenhuma posição oficial para liderar a luta pela liberdade indiana.

Também é importante entender que uma autoridade formal e poder emergindo dela, nem sempre podem influenciar as pessoas da maneira desejada como; em tempos de crise e dificuldades, as pessoas vêem isso como coerção. Por outro lado, a liderança tende a criar seguidores fora do livre-arbítrio e da escolha, sem forçá-los a aceitar qualquer coisa que lhes seja imposta.