Empreendedorismo social

Acreditamos que a maneira mais útil e convincente de definir empreendedorismo social é estabelecer sua congruência com o empreendedorismo de que emanou. Os empreendedores são pensadores inovadores, altamente motivados e críticos. Quando esses atributos são combinados com o impulso para resolver problemas sociais, nasce um “empreendedor social”.

Os empreendedores sociais são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes e assustadores da sociedade. Eles são ambiciosos e persistentes, enfrentando grandes questões sociais e oferecendo novas ideias para mudanças em larga escala. Ao longo da história, esses indivíduos introduziram soluções para problemas sociais aparentemente intratáveis, melhorando fundamentalmente a vida de incontáveis indivíduos, alterando a maneira como os sistemas críticos operam.

Em suma e substância, o empreendedorismo social é definido considerando as três abordagens de combinar empreendimentos comerciais com impactos sociais, inovando para o impacto social e catalisando a transformação social. O artigo está particularmente interessado na perspectiva que enfatiza o empreendedorismo social como um catalisador para a transformação social.

Colocando mais especificamente, este artigo enfoca o empreendedorismo social que cria soluções inovadoras para problemas sociais imediatos e também mobiliza as idéias, capacidades, recursos e arranjos sociais necessários para a transformação social sustentável a longo prazo.

Empreendedorismo Social é a profissão de empreender o processo para trazer grandes mudanças sociais na sociedade para o bem maior da sociedade. Os empreendedores sociais são o catalisador por trás da mudança, desafiando o status quo extraindo as oportunidades imprevistas e mudando o mundo para melhor.

O papel de um empreendedor social é melhorar os valores sociais de uma sociedade, enquanto um empreendedor de negócios visa o lucro. Empreendedores sociais não são como organizações não-governamentais que visam alcançar objetivos de curto prazo – eles tentam alcançar objetivos amplos para fazer diferenças de longo prazo. Eles abordam esse problema da sociedade que está impedindo o crescimento global da sociedade, fornecendo soluções inovadoras para o problema. Eles reconhecem as deficiências que não estão funcionando e, em seguida, alteram essas deficiências para a força da sociedade. Eles detectam os recursos que melhoram a sociedade e também sentem que as pessoas afetadas são parte da solução e não dos beneficiários passivos. Eles convencem a sociedade a adotar essas soluções inovadoras.