Estratégia de Marketing Alvo

Dado o estado atual da economia, dedicar tempo e recursos para identificar mercados mais direcionados pode ajudá-lo a maximizar sua estratégia de marketing. Esse processo – saber quando e para quem comercializar seu produto ou serviço – pode resultar em taxas de retorno muito mais altas. Ninguém pode se dar ao luxo de segmentar todos. Pequenas empresas de negócios podem efetivamente competir com grandes empresas, visando um nicho de mercado. Com um público-alvo claramente definido, é muito mais fácil determinar onde e como comercializar sua empresa.

Aqui estão algumas dicas para identificar uma boa estratégia de marketing. A primeira dica é que não há uma estratégia única para atender a todos os grupos de consumidores, por isso é crucial criar estratégias personalizadas para seus mercados-alvo. A segunda dica é realizar uma análise de custo-benefício de todas as estratégias disponíveis antes de selecionar uma abordagem de segmentação específica, para que você saiba qual é a que melhor se adapta à sua empresa. Existem três estratégias gerais para escolher o seu mercado-alvo:

Segmentação indiferenciada ou de massa: Com essa estratégia , a equipe de marketing vê o mercado como um grupo usando uma única estratégia de marketing. Como mencionamos anteriormente, no entanto, embora essa abordagem pudesse ter sido atraente nos primeiros dias de marketing, quando a Ford apresentou seu Modelo-T, um número limitado de empresas agora a vê como uma estratégia viável.

Concentração ou nicho de segmentação: Essa abordagem combina marketing de massa e segmentação, concentrando-se em um determinado nicho de mercado no qual os esforços de marketing são direcionados. É usado principalmente por pequenas empresas que identificaram um sub-alvo mais restrito de um segmento maior que não é atendido por empresas maiores. Essa estratégia geralmente permite que os primeiros se beneficiem, pois o foco em um segmento permite que eles concorram efetivamente contra empresas maiores.

Segmentação diferenciada ou de vários segmentos de notícias: Essa estratégia é usada pelos profissionais de marketing para segmentar vários mercados usando uma estratégia de marketing exclusiva para cada um deles. A segmentação de vários segmentos oferece principalmente benefícios a grandes empresas de produtos de consumo que oferecem vários produtos (por exemplo, chuteiras e tênis de beisebol) dentro de uma categoria de produto mais ampla (por exemplo, cestas de presente).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *