Flavio Maluf – A história de sucesso do presidente do Grupo Eucatex

Flavio Maluf chegou a presidência do Grupo Eucatex em 1997, mas antes teve que passar por diferentes áreas da empresa. Conheça um pouco mais da trajetória do executivo, sua vida pessoal e profissional. Boa leitura!

Passos percorridos até chegar ao topo

Flavio Maluf começou a trabalhar no Grupo Eucatex em 1987 na área de Trade. Com mais experiência migrou para outras áreas até chegar à industrial em que ficou até 1996. No mesmo ano foi convidado pelo tio então presidente do grupo para ingressar no corpo de executivos da empresa.

Devido sua colaboração decisiva para os bons resultados resultados da companhia, bem como o apoio da família e dos demais membros do corpo executivo, Flavio foi apontado o novo presidente da Eucatex. No cargo até hoje, o executivo mostrou-se um visionário, focando sempre em inovação e investindo forte para que novos produtos sejam lançados no mercado.

Ao chegar a presidência da empresa, Flavio começou a modernizar processos e equipamentos de acordo com o formato de gestão dos setores. O mesmo declara ter um perfil agressivo, de alguém que buscar a perfeição e o sucesso corporativo. Apesar de não ser muito centralizador, se considera um executivo bastante presente. Em entrevista recente ao portal emobile.com.br disse não desperdiçar boas oportunidades. Na ocasião também falou sobre a vida profissional e os planos para o futuro.

Formação

Flavio Maluf nasceu em 1961 e formou-se em Engenharia Mecânica pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado da cidade de São Paulo. Durante a juventude, morou um ano nos Estados Unidos, onde estudou administração na Universidade de Nova York – NYU, uma das mais renomadas daquele país.

Em 1986 casou-se com Jacqueline de Lourdes Coutinho Torres, com quem teve três filhos. O mais novo, de 15 anos, também planeja estudar Engenharia e seguir o mesmo rumo traçado pelo pai.

Vale ressaltar as atividades de filantropia de Flavio Maluf, que busca sempre ajudar a comunidade local e o próximo. A pouco tempo colaborou com o Hospital e Maternidade Índio Carli, antiga casa de Saúde Santa Emília.

O Grupo Eucatex

A Eucatex foi fundada em 1951 como a primeira empresa nacional a focar seus esforços em conforto ambiental e acústico. Também foi a pioneira no uso do eucalipto como insumo para a fabricação de seus produtos, mas só em 1954 inaugurou sua primeira fábrica em Salto, interior de São Paulo.

Como seriam construídas outras unidades, a primeira ficou conhecida como Unidade Chapas. E foi lá que a empresa deu início a produção de forros acústicos e chapadas de fibras de madeira modelo soft. Pouco tempo depois já fabricava também chapas acústicas e isolantes.

Como passar do tempo a empresa foi amadurecendo, aperfeiçoando processos e hoje é uma das mais atuantes do mercado, fornecendo produtos para atender as diferentes demandas. Atende indústrias, fabricantes de imóveis e construção civil, além do mercado externo para onde exporta chapas e portas de madeira.

A empresa inaugurou mais uma unidade fabril em Salto em 2010. Agora são três fábricas, duas em Salto e outra em Botucatu, também no estado de São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *