A nova realidade social do google friend connect

O objetivo do Google Friend Connect, um aplicativo apresentado em maio de 2008, é tornar seu blog um ponto de referência para os leitores que desejam conhecer seu espaço na web e outros usuários que lêem seu conteúdo.

Graças às últimas alterações feitas pela equipe do Google (e comunicadas por meio de um comunicado de imprensa do Blog oficial do Google), o Google Friend Connect ajuda você a aumentar a taxa de “sociabilidade” oferecida pelo seu blog. Por que você não tira vantagem disso também?

O pivô de toda a revolução do Google Friend Connect é a seção “Interesses”, um conjunto de perguntas que você pode propor a novos usuários que assinam seu perfil e que permitem coletar informações valiosas.

Por exemplo, se você editar um blog dedicado notícias de futebol, peça aos recém-chegados que indiquem seu time favorito se tiverem uma marca favorita de roupas esportivas ou se já tiverem participado de um torneio amador.

As informações coletadas podem ser compartilhadas com a comunidade, modificando-as no perfil do Google Friend Connect e permitindo que você implemente uma série de ferramentas particularmente interessantes:

Boletins informativos personalizados – Com esta ferramenta você pode criar e enviar newsletters para todos os seus contatos ou apenas para uma parte deles. De fato, graças aos dados inseridos na seção “interesses”, você pode enviar boletins informativos personalizados para os diferentes segmentos de usuários registrados, definidos com base nas respostas indicadas durante o registro.

Anúncios do AdSense – A partir de hoje, você pode relacionar os interesses dos usuários registrados em seus anúncios do Google Friend Connect com o Google AdSense. Qual é o ponto de virada decisivo para ganhar algo mais com o seu blog?

Conteúdo em destaque – Cansado de seus plugins que mostram artigos que ninguém gosta? Então você pode usar o widget que mostra o conteúdo em primeiro plano, uma espécie de blogroll dinâmico com os posts mais adequados para atrair a atenção dos usuários registrados para o seu site. Obviamente, também neste caso, tudo é baseado nas informações coletadas das perguntas iniciais.

Uma última dica: dado que todas essas novas funções sociais são baseadas nos dados coletados pela seção de interesses, vale a pena refletir um pouco sobre as perguntas a serem feitas aos usuários que desejam se cadastrar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *