Os donos de micro e pequenos negócios também precisam de consultoria?

Image result for CONSULTORIA

Por natureza, a maioria dos proprietários de pequenas empresas são práticos e preferem estar envolvidos em todos os aspectos de seus negócios, de decidir sobre o tipo de máquina de café até sobre fazer as declarações fiscais da empresa. As estatísticas mostram que a maioria dos empresários tem dificuldade em delegar tarefas a funcionários ou consultores externos. No entanto, se, como proprietário de uma empresa, o seu tempo está sendo gasto em atividades comerciais não essenciais, provavelmente é hora de fazer a pergunta: sua pequena empresa precisa contratar alguns serviços de consultoria de pequenas empresas?

Na fase inicial ou de crescimento de um negócio, ser um empresário é muitas vezes necessário devido a restrições financeiras ou outras. No entanto, à medida que um negócio amadurece há muitas necessidades de natureza temporária que são melhor atendidas por especialistas na disciplina. As complexidades sempre crescentes da tecnologia da informação, o código tributário e os regulamentos e outros aspectos legais em torno de uma empresa, podem ser muito difíceis para um empresário lidar com tudo isso sozinho.

Contabilidade é uma das atividades de consultoria mais comuns que as pequenas empresas precisam. Tal como acontece com outras atividades comerciais não essenciais, ao decidir se você deve contratar algumas ou todas suas tarefas de contabilidade, você precisa perguntar:

Qual é o valor do meu tempo?

Para uma empresa em solo ou na fase de inicialização de uma pequena empresa, você pode ter tempo para lidar com algumas tarefas de contabilidade se você tiver o desejo (e aptidão) por fazê-lo.

No entanto, à medida que seu negócio cresce e há mais demandas em seu tempo, pode fazer mais sentido delegar algumas dessas funções para profissionais. Além disso, muitos empresários acham contabilidade uma tarefa tediosa, especialmente se o negócio tiver um alto nível de transações.

Não só a contabilidade de sua empresa, mas qualquer outra tarefa que irá exigir mais de você conforme sua empresa evolui, você deve se prontificar a fazer com que essas áreas sejam preenchidas por pessoas que a dominem. Você deve ter o foco no lado empresarial em primeiro lugar em todos os casos e se prontificar em uma consultoria para um planejamento profissional. Mesmo que você esteja feliz produzindo junto com sua equipe, ainda assim, se você precisar se ausentar desta tarefa, deverá existir uma pessoa para te substituir sem prejudicar a produção.

O Microempreendedor Individual (MEI), pequenos empresários e todos os tipos de empreendedores de um modo geral, podem contar com o apoio constante do Sebrae para uma consultoria séria e apropriada para todos os tipos de negócios.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *