Mês de novembro registra alta de 15% na produção de veículos no Brasil

A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, revelou no dia 6 de dezembro de 2017 que o mês de novembro fechou em alta de 15,2% para o setor da produção de veículos no país, em uma comparação com o mesmo mês em 2016.

Os dados deste ano revelaram que no mês de novembro, foram fabricados um total de 249.089 veículos, sendo eles caminhões, ônibus e comerciais leves. Em relação ao mês de novembro de 2016, o total da fabricação desses mesmos veículos alcançou 216.297 unidades.

Já em relação ao acumulado do ano, considerando do mês de janeiro a novembro deste ano, o crescimento da fabricação de veículos atingiu 27,1%, o que indicou um total de 2,48 milhões de novos veículos produzidos pela indústria. No ano passado, o mesmo período somava 1,95 milhão de veículos produzidos pela indústria.

A retomada para o setor de produção de veículos foi impulsionado pelo alto número de exportações, que atingiu também no mês de novembro uma alta de 28,8% em uma comparação com o mês de novembro do ano passado. Neste ano, o mês de novembro exportou um total de 73.073 veículos, sendo considerado o maior volume mensal do ano. A variação acumulada para 2017 é de 53,3%.

O presidente da Anfavea, Antonio Megale, revelou sobre os novos dados: “A produção foi puxada por essa magnífica exportação, que faz o número ser maior que o de licenciamentos”.

Para o acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2017, o setor já exportou um total de 700.893 veículos que foram montados aqui no Brasil. O número é o maior registro na história do setor, superando a alta histórica de 2005, ano em que o número de exportações foi de 547 mil unidades.

O setor ainda contribuiu para a indústria brasileira, que teve também no mês de novembro deste ano um crescimento de 5,3% em cima da produção nacional.

Com isso, as vendas para o mercado interno também começaram a se recuperar no mês de novembro de 2017. A média da alta atingiu 15,8% em novembro deste ano, tendo como maiores responsáveis no número de emplacamentos os veículos leves, que somaram um total de 14,9% das vendas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *