Entenda como a comunicação pode ser um diferencial no mercado de trabalho

A falta de reconhecimento do talento de determinado profissional pode encontrar sua causa na forma inexpressiva como este se comunica, sobretudo em público. Isso decorre do fato da pessoa em questão não conseguir transmitir devidamente a mensagem que o trouxe à frente de uma mesa de reuniões, ainda que suas ideias possam ser interessantes para o crescimento da empresa em que atua.

Assim como a embalagem que guarda um presente e por vezes se torna até mais interessante que o produto em si, o modo como cada indivíduo decide discorrer sobre determinado assunto acaba se tornando um diferencial em situações diversas, principalmente em ambientes profissionais. Dessa forma, é comum que alguns sejam bem vistos em decorrência da maneira como expõe suas informações. O contrário também se observa: pessoas com bons conteúdos, mas que não sabem se comunicar de forma eficiente.

Especialistas destacam que a crença de que um currículo repleto de qualificações possa ser uma garantia de manutenção do emprego tem levado muitas pessoas a se descuidarem de outros quesitos tão importantes como a formação acadêmica. Mesmo que o domínio técnico seja importante, a boa comunicação não deve ser deixada de lado, uma vez que se trata de um diferencial diante de cenários tão competitivos do mercado de trabalho.

Em uma entrevista, pode ser que o nível entre os profissionais seja parecido, mas sempre haverá alguém que se destacará por ser bem articulado nas interações com o entrevistador. Assim sendo, alguém poderá se sobressair perante os demais candidatos justamente por ter habilidades com a comunicação, mesmo que não seja tão qualificado tecnicamente como os outros ali presentes.

Diversos são os fatores que levam alguém a ter dificuldades no momento em que se faz necessário algum tipo de comunicação. Dentre eles, a timidez costuma ser uma das principais barreiras até o caminho do sucesso. Dessa forma, é importante que cada um consiga falar de maneira positiva acerca das próprias realizações.

Caso o profissional não consiga expor o que de benéfico tem realizado no trabalho, isso pode culminar em uma total falta de reconhecimento por parte dos gestores da empresa. Ao contrário do que possa parecer, falar sobre o que se faz de relevante torna-se um modo de demonstrar dedicação pela atividade realizada.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *