O que é o empreendedorismo social?

Paradigmas existem para serem quebrados e a sociedade atual encara essa realidade diariamente: a forma como nos relacionamos uns com os outros, como pesquisamos e compramos produtos, como encaramos e lidamos com a política. Esses são só alguns exemplos de paradigmas que sofreram disrupções recentes, a partir da tecnologia, da inovação e da mudança dos tempos. Nesse cenário, pensando na economia e nos negócios, é que surgem novos termos e propostas, como o empreendedorismo social e a inovação social.

Quer entender melhor o contexto da economia que possibilitou conceitos como o de inovação e empreendedorismo social? Então este artigo é para você. A seguir, desvende o significado dos dois termos, conheça cases de empreendedorismo social e veja como a inovação acontece!

Um empreendedor social é aquele que apresenta e desenvolve soluções inovadoras para atender aos problemas sociais. São profissionais ambiciosos e persistentes, que se preocupam com as grandes questões sociais e estão em busca de ideias que tragam mudanças em grande escala.

Ser um empreendedor social significa visar a maximização do capital social a fim de realizar mais iniciativas, programas e ações para que uma comunidade, cidade ou região possa se desenvolver de maneira positiva e sustentável. O empreendedorismo social surge em contextos turbulentos, de crise e desafios econômicos, sociais e ambientais.

Empreendedorismo social é um conjunto de ações empreendedoras que buscam a melhoria da sociedade. Para isso, os empreendedores criam medidas que podem, ao mesmo tempo, ser lucrativas e sociais.

Trata-se de um tipo de empreendedorismo que busca implantar medidas sustentáveis para conciliar os avanços tecnológicos e outros progressos sociais com um meio ambiente mais saudável e boas condições de vida para todos.

Uma das metas do empreendedorismo social é reduzir as desigualdades sociais e econômicas por meio da criação de negócios que gerem não apenas dinheiro, mas tragam melhorias em todos os setores existentes em uma sociedade. Esta forma de empreender busca uma forma de vida mais justa, em que o meio ambiente é preservado e as diferenças sociais são reduzidas de forma que todos tenham oportunidades iguais.