O Facebook vende?

Todos os envolvidos nas mídias sociais já ouviram essa pergunta provavelmente dezenas, senão centenas de vezes. Podemos dar uma resposta inequívoca? A maioria responderá “depende”. Esta resposta pertence a universal e seguro, em vez de inequívoca, mas é mais verdadeira.

Entendendo a ideia de mídia social – se alguém está contando com o fato de que a partir do momento em que a página do Facebook (fanpage) começa a crescer em número de clientes, é simplesmente ingênua. Não há chance! Zero! Criar uma página no Facebook não é o mesmo que atrair fãs. O número de fãs representa o alcance da sua comunicação. Quanto mais fãs adequadamente selecionados, melhor, é claro.

Digamos que você tenha uma página de fãs com o grupo de fãs certo para o seu objetivo nos negócios. Ser fã de uma determinada marca é suficiente para comprar seus produtos com mais disposição? Desculpe. Isso ainda não é suficiente! Este é apenas o primeiro passo. Portanto, ter até uma comunidade bem escolhida do Facebook não garante o sucesso das vendas! Este é apenas o começo de um caminho social!

No entanto, isso não muda o fato de que, para todos, você pode criar algo que seja consistente com a estratégia e a imagem da entidade. Em alguns casos, pode ser necessário usar uma página de fãs ideológica, em outras, para comprar uma comunidade já existente. A imagem de alguns estará mais próxima do estilo de vida amplamente compreendido, outros serão especialistas. E assim por diante. Até as empresas B2B podem obter algo por si mesmas. O setor é importante na seleção de atividades, canal e prazo, mas não determina a resposta negativa à questão de se vale a pena investir nas mídias sociais.

O que mais você precisa pensar sobre vender através da mídia social? Antes de tudo, esse canal deve se integrar aos processos que ocorrem em uma determinada empresa. O consumidor nunca esteve tão perto de uma empresa, e essa empresa nunca realizou uma comunicação direta. Antes de iniciar a aventura com as mídias sociais, muita coisa deve mudar em todas as entidades comerciais, para que possamos falar sobre vendas através das mídias sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *