Meméticos em e-commerce

Todo empresário, independentemente de vender ou oferecer um serviço, quer que os clientes o procurem. Em um mercado enorme, cheio de concorrência e vários obstáculos, é difícil se destacar. Além do preço, que geralmente tem o maior impacto na escolha do produto, também há qualidade – ele pode convencer o cliente apenas para você. No entanto, a qualidade é um conceito muito relativo e cada cliente a dimensionará de uma maneira diferente. Para alguns, a qualidade estará associada a economia, para outros ao que chamamos de dissonância após as compras, ou seja, nossos sentimentos após o recebimento do produto. Essa dissonância descreve as emoções do comprador. Antes de tudo, determina se ele está satisfeito com a compra e se o produto cumpriu sua promessa.

Os empresários, incluindo negócios virtuais, esquecem uma coisa importante: preço baixo, notícias e publicidade nem sempre garantem sucesso. Às vezes, um produto mais barato e anunciado perde com o mais caro ou com o serviço que possui uma característica única – o desejo de possuir.

Efeito dominó – É assim que o desejo de possuir funciona. Como o cliente aspira estar em um determinado grupo, ele fará tudo o que estiver ao seu alcance para pertencer a esse grupo. É assim que a mágica da Apple funciona, entre outros. O desejo de pertencer a um grupo resulta de nossas necessidades e traços de personalidade. Somos “influenciados” por outros, especialmente quando estamos em um grupo que usa um determinado produto ou serviço diariamente. Isso cria necessidades que podem ser atendidas como por exemplo, uma loja virtual. Criar necessidades naturais do meio ambiente é mais eficaz do que muitos comerciais. É mais visível em grupos suscetíveis à influência (por exemplo, entre adolescentes).

Os fabricantes sabem há muito tempo que a modificação do dispositivo cria individualidade. A Apple adora fones de ouvido brancos e caixas de alumínio. O Beats by Dre é caracterizado pela elegância e baixo único, o que aparentemente nos dá a oportunidade de ouvir música como nenhum outro equipamento. Dessa forma, os clientes ‘estimulam’ todos os dias e desejam possuir o equipamento dos seus sonhos. Todo produtor e vendedor sonha em criar moda para seus produtos ou serviços, graças ao qual o número de seus clientes aumentará muitas vezes. Resta encontrar uma visita a uma pergunta: “Como convencer outras pessoas?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *