Merchandising em e-commerce

Andando pelas ruas de shopping centers, grandes lojas compostas por centenas e às vezes milhares de negócios menores, muitas vezes nem percebemos o quanto somos manipulados por especialistas em marketing. A facilidade com que somos tentados por promoções, banners, notícias e outros gadgets promocionais é incrível. Os comerciantes – pessoas que sabem como tocar nossas emoções e nos convencer a comprar – são responsáveis ​​por todo o cenário da publicidade e pela maneira como os produtos são dispostos nas prateleiras das lojas.

Existem lojas cujos sites podem atrair clientes como um ímã. Por que isso está acontecendo? Porque haverá pessoas que podem preparar adequadamente uma oferta de economia online. Eles também são comerciantes, apenas que são colocados em prateleiras virtuais. A mágica desse tipo de exposição não está no software, mas na ideia. Mesmo em uma loja comum, pode fazer maravilhas se tivermos um pouco de tempo e um orçamento pequeno.

Por que merchandising – Se procurarmos a definição da palavra “merchandising”, encontraremos duas explicações. No primeiro caso, essa palavra abrange todo um grupo de mercadorias que promove, por exemplo, uma banda, um filme, um jogo. Estamos falando de camisetas, gadgets, pôsteres etc. Você pode comprá-los em shows ou lojas online. Este comerciante é comprado ansiosamente pelos fãs. No entanto, do ponto de vista de marketing, o conceito de merchandising oculta uma série de atividades que afetam o comportamento dos compradores no ponto de venda.

Eles devem convencer o cliente a comprar, conscientizá-lo de que o produto visualizado é o que ele precisa e atenderá a todas as suas expectativas. Esse conceito é frequentemente associado ao modelo AIDA conhecido no marketing, ou seja, Atenção – Interesse – Desejo – Ação. O objetivo é chamar a atenção do comprador, despertar seu interesse e desejo e, finalmente, fazer a compra. Por que isso é tão importante? Pense que, sem uma exibição adequada, você não venderá seus produtos. E se você investir dinheiro em marketing, banners em sites, adwords, ao entrar na sua loja, o cliente não verá nada que chame a atenção e faça com que ele queira comprar algo de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *