Botão Para Cima: Usabilidade e Recomendações

A simplificação da arquitetura de navegação e site levou ao aparecimento de páginas longas que exigem rolagem constante. Para retornar o usuário ao topo da página, os sites usam o botão para cima. No topo da página, há elementos importantes de navegação e interação com o site.

Embora os sistemas operacionais e as plataformas móveis ofereçam seus próprios métodos de retorno rápido ao topo, nem todos os usuários estão cientes disso e podem usar essas opções. Se páginas muito longas aparecerem no site (por exemplo, como resultado do carregamento de mercadorias em um catálogo), é importante fornecer ao usuário uma ferramenta óbvia para o retorno rápido ao início, resultando em facilidade e economia de tempo.

O que deve ser o botão “Para cima” – Use o botão Para cima se a página tiver mais de 4 telas . Para páginas mais curtas, essa opção não é necessária, pois os usuários retornam facilmente ao início da rolagem.

A localização padrão do botão Para cima é o canto inferior direito – Este é o local mais esperado em que o usuário o procura intuitivamente. O botão não deve se sobrepor aos conteúdos ou notícias, mas também deve se destacar no plano de fundo do design. O teste do usuário mostra que colocar o botão Para cima em outra parte da tela o torna invisível para o usuário, prejudicando os negócios.

O nome do botão deve estar claro. Não crie outras opções. O botão tem um propósito e um nome claro. Não use o botão sem o texto anexo, pois o ícone pode ser identificado como um elemento de design não clicável / não funcional. Não use as palavras voltar, pois isso está associado à volta à página anterior e não ao topo da página.

Não substitua o ícone gráfico por um link. O link pode ser ignorado pelo usuário e o ícone gráfico, acompanhado por texto, indica que é um elemento de navegação.

O botão “Para cima” não deve se sobrepor a outros elementos de navegação, conteúdo. O botão “Para cima” ideal deve ser pequeno o suficiente para não se sobrepor ao conteúdo, mas ao mesmo tempo grande o suficiente para facilitar a interação com seu celular.

O botão “Para cima” deve se destacar visualmente no plano de fundo do design, ser facilmente perceptível no plano de fundo do substrato. Caso contrário, os usuários simplesmente não perceberão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *