Amigas e negócios: uma mistura pode dar certo

Resultado de imagem para Amigas e negócios

Com o desemprego mantendo-se em altas taxas, o trabalho informal tende a crescer no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o trabalho informal já ultrapassa a casa dos 10 milhões de pessoas na modalidade.

Outra consequência dos altos índices de desemprego é o aumento no número de empreendedores, mas formalizados. O número de Micro Empreendedores Individuais (MEI) no Brasil cresceu em 2016, 9,7% em relação ao ano passado, de acordo com a Boa Vista SCPC, empresa especializada em informações de crédito.

Sendo assim, vão se delineando novos perfis de trabalho, sempre orientados pela livre iniciativa. É o que constatou estudo feita pelo Harvard Business Review, que apontou que trabalhar com amigos pode aumentar a produtividade. Embora conhecer melhor o colega de trabalho ajude a estreitar laços de confiança, por outro pode gerar distrações, já que é mais provável que os momentos de socialização se prolonguem além do que deveriam.

Para profissionais de coaching, uma parceria de trabalho entre amigos deve ser criteriosa, e separar muito bem o que é pessoal do que vem a ser trabalho. Misturar as coisas pode ser perigoso e comprometer o bom andamento dos negócios.

Quando a coisa caminha, o sucesso não demora a aparecer, como é o caso do Canal Depois das 11, no Youtube. A parceria entre as amigas Thalita Meneghim e a Gabie Fernandes fez com que o canal batesse a marca de 2.263.211 assinantes.

A iniciativa é um ótimo exemplo de que, quando há entrosamento e as funções são bem definidas, as coisas caminham melhor do que o planejado. Para os vídeos que vão ao ar, Gabie é a responsável pelos roteiros e Thalita pela edição.

Tudo deu tão certo que hoje as youtubers já estão até em turnê pelo Brasil, com a peça teatral Tudo Bacana, que está com ingressos esgotados em 18 cidades brasileiras.

Claro que diante de tal crescimento, aumentam as responsabilidades. A própria Thalita diz que, agora, tudo toma proporções maiores e elas estão cada vez mais cientes de que, mais do que estrelas, elas precisam ser chefes de um empreendimento de sucesso, o que implica tomar decisões nem sempre fáceis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *